Conheça a editora d’O Livro da Maconha Julie Holland

Dra. Julie Holland é psiquiatra especializada em farmacologia e escritora.

A obra de estreia da Editora Vista Chinesa, O Livro da Maconha – O Guia Completo sobre a Cannabis seu papel na medicina, política, ciência e cultura, foi editado pela psiquiatra Julie Holland. Nesse post falaremos sobre ela, que compilou os textos e fez as entrevistas que formam esse rico compêndio sobre a cannabis.


Julie Holland, é psiquiatra especializada em psicofarmacologia com um consultório privado em Nova York, onde recebe seus pacientes. Entre 1996 e 2005 ela trabalhou na emergência psiquiátrica do hospital Bellevue, que foi o primeiro hospital público dos Estados Unidos. As memórias desse período estão em um de seus livros, Weekends at Bellevue – Nine Years on the Night Shift at the Psych ER (Finais de semana no Bellevue – nove anos no turno da noite nas urgências psíquicas, na tradução livre), onde ela conta sua experiência e casos.


Além de entusiasta da cannabis, ela também se dedicou a estudar outra droga utilizada de forma recreativa, o MDMA, também conhecido no Brasil como Ecstasy. O livro Ecstasy: The Complete Guide – A compreensivo look at the risks and benefits of MDMA (Ecstasy: O Guia Completo – Um olhar compreensivo sobre os riscos e benefícios do MDMA, na tradução livre) tem uma proposta similar ao Livro da Maconha de apresentar o ponto de vista dos cientistas sobre essa substância utilizada em festas e blocos de carnaval. Em novembro de 2018 a metilenodioximetanfetamina, nome oficial do MDMA, entrou na fase 3 de pesquisa nos EUA. Significa que vai entrar em fase de testes da sua eficiência e comparar com os outros métodos de tratamento. O principal uso seria em pessoas com estresse pós-traumático, e os beneficiados são em grande maioria veteranos de guerra.

Já na obra Moody Bitches: The Truth About the Drugs You’re Taking, the Sleep You’re Missing, the Sex You’re Not Having, and What’s Really Making You Crazy (Moody Bitches: A verdade sobre as drogas que está tomando, o sono que está perdendo, o sexo que não está fazendo e o que está te deixando louca, na tradução livre) a autora incentiva a entender o ritmo dos corpos femininos e a valorizar os ciclos e emoções.


O livro mais recente de Julie Holland é Good Chemistry: The Science of Connection, from Soul to Psychedelics (Boa Química: A ciência da conexão, da alma aos psicodélicos, na tradução livre) que discute a desconexão dos nossos tempos de hiperconectividade e as implicações disso na nossa saúde e bem-estar.


N’O Livro da Maconha, a Dra Julie Holland escreveu a Introdução e a introdução para cada uma das 5 partes do livro, fez 8 entrevistas que renderam um capítulo cada e também escreveu o capítulo 24 – Canabinoides e Psiquiatria.


Seguem alguns depoimentos da Dra. Julie Holland para a imprensa estadunidense.