Dr. Carl Hart

É com imenso orgulho que na nossa obra de lançamento, O Livro da Maconha – O Guia Completo sobre a Cannabis seu papel na medicina, política, ciência e cultura, temos dois capítulos que foram escritos pelo neurocientista e professor da Universidade Columbia Dr. Carl Hart.
Hart cresceu nos subúrbios de Miami, em um dos bairros mais violentos e sentiu na pele os estragos da guerra às drogas em seu país, essa bagagem o fez ter uma postura crítica à política estadunidense de combate ao abuso de substâncias. Essa trajetória é detalhadamente narrada em seu livro Um preço muito alto: A jornada de um neurocientista que desafia nossa visão sobre as drogas. Contando da sua infância até se tornar o primeiro professor titular negro de uma das universidades mais prestigiadas dos Estados Unidos (A Columbia foi fundada em 1754, Carl Hart entrou para o corpo docente em 1999, 245 anos depois).

Em parceria com o Dr. Matthew Kirkpatrick, da USC (University of South California), Hart assina o primeiro capítulo d’O Livro da Maconha, Os Efeitos Subjetivos da Cannabis, que fala sobre estudos dos efeitos da maconha em laboratório e como eles se diferem de pessoa pra pessoa.
O outro capítulo que foi escrito pelo neurocientista foi o décimo segundo, Cannabis e conhecimento, em parceria com a Dra. Caroline Marvin, que também é da Universidade Columbia. No texto eles analisam os efeitos do uso de cannabis na cognição dos usuários, um tema cercado de clichês e opiniões conservadoras.


Em uma visita ao Brasil em 2015, Hart iniciou sua palestra em São Paulo com a frase: “Olhem para o lado, vejam quantos negros estão aqui. Vocês deviam ter vergonha.” E também criticou a guerra às drogas como é praticada no Brasil.