Dr. Carl Hart

Em parceria com o Dr. Matthew Kirkpatrick, da USC (University of South California), Hart assina o primeiro capítulo d’O Livro da Maconha, Os Efeitos Subjetivos da Cannabis, que fala sobre estudos dos efeitos da maconha em laboratório e como eles se diferem de pessoa pra pessoa.
O outro capítulo que foi escrito pelo neurocientista foi o décimo segundo, Cannabis e conhecimento, em parceria com a Dra. Caroline Marvin, que também é da Universidade Columbia. No texto eles analisam os efeitos do uso de cannabis na cognição dos usuários, um tema cercado de clichês e opiniões conservadoras.

O último livro publicado pelo dr. Carl Hart é Drug Use for Grown-Ups: Chasing Liberty in the Land of Fear (Uso de Drogas para Adultos – Buscando a Liberdade na Terra do Medo, na tradução livre). Nessa obra o professor convida os leitores a amadurecerem suas concepções sobre “drogas” para evoluirmos no debate sobre substâncias permitidas ou não.

“Descobri que os efeitos predominantes produzidos pelas drogas descritos nese livro são positivos. Não importava se a droga em questão era cannabis, cocaína, heroína, metanfetamina ou psilocibina. Agora estou entrando no meu quinto ano como usuário regular de heroína.” Disse o cientista em entrevista ao jornal New York Times.


Em uma visita ao Brasil em 2015, Hart iniciou sua palestra em São Paulo com a frase: “Olhem para o lado, vejam quantos negros estão aqui. Vocês deviam ter vergonha.” E também criticou a guerra às drogas como é praticada no Brasil.